quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O "Mistério das linhas amarelas" e outras estórias para adormecer

O "Mistério das linhas amarelas" e outras estórias para adormecer

Existem mistérios e existem mistérios. Uns são insondáveis, impossíveis de provar, difíceis sequer de imaginar. Outros, mais mundanos, derivam da imaginação, que nos iludem e fascinam. A magia será um exemplo típico. Depois, existe os mistérios tipo o monstro do Loch Ness, criados por gente tacanha, e que julga que os outros são parvos. A SportTV e aquela gente que por lá faladra fazem parte deste último grupo que pensa que somos todos estúpidos.

Einstein dizia que o Universo e a estupidez não têm limites, mas que não tinha a certeza em relação ao primeiro. Eu tenho a certeza: a estupidez é infinita.

Penafielgate: Provavelmente, acabou a tinta amarela das linhas imaginárias. Não sei. Talvez o tipo do sistema informático esteja de baixa no Brasil, com viagem paga pelo Putedo do Norte. Talvez não tenham pago a última actualização do XP e não consigam agora calcular pontos de fuga ou calcular rectas entre dois pontos não paralelos. Se calhar, até, sejam simplesmente burros. Apenas sei é que, em nenhuma , NENHUMA das repetições que apareceu na Sportv é colocada uma linha para analisar os fora-de-jogo do jogo de Penafiel. Lestos a analisar paralelas, geometrias mais ou menos Euclideanas nos jogos do Benfica, desta vez a análise foi feita a olho. Nada de tecnologia, nada de objectividade. 

E na segunda-feira? Apenas e só vergonha. Vergonha de estar a ver um programa como aquele que vi na segunda-feira à noite na Sporttv. Vergonha de saber que é esta a imprensa que temos. Acima de tudo, vergonha por ver pessoas a falar, sabendo nós que são avençados, e que apenas merecem o nosso desprezo. Vergonha de ver pessoas a descer tão baixo, a serem tão tristes e tão medíocres que mete dó. Milhares de repetições e lá está, nem uma linha amarela. Estão de greve, se calhar. Até vi um Freitas Lobo dizer "Dou sempre o benefício da dúvida aos árbitros". Especialmente se for a favor o Porto, acrescento eu. 

Já não há jornalistas sérios. Comentadeiros é a ordem do dia. Quando este último grupo ganha muito mais dinheiro a dizer mentiras e a puxar pelo clube da Fruta, para quê ser jornalista? Para quê darem-se ao trabalho de fazer um trabalho isento quando a polémica e o desvio da realidade vendem muito mais na televisão e geram muito mais dinheiro para quem as profere?  Rui Santos é o expoente máximo desta gente mesquinha e sem coluna vertebral, mas existe toda uma corja que se movimenta de tal maneira na merda, que parece que navegam em barcos de última geração. O cheiro a porco, para eles, é Channel nº5. Vivem assim, são felizes assim. Que se dobrem. Algum dia irá quebrar.

Por mim, vou ficar atento. Aguardo pelo retorno das Linhas Amarelas. Fazem falta. Temos saudades. Tenho é a certeza que irão voltar, não no jogo do clube do Frutedo na Madeira, mas no jogo em Paços de Ferreira. Vai uma aposta?



P.S. O treinador do Penafiel é... rasteirinho rasteirinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...